Veneza é de uma espantosa beleza, é uma cidade única, é incomparável, completamente diferente de qualquer outra. Um verdadeiro museu a céu aberto. Uma cidade, construída sobre o mar as quadras são ilhas e ruas, na maior parte, canais.Evidente não há carros, ao invés de ônibus e taxi, há barcos.
O estilo arquitetônico veneziano é singular: são tantos palácios e outros belos edifícios, tão diversos entre si (e ao mesmo tempo tão homogêneos!) que não se sabe para onde olhar... Belas pontes ligam as ilhotas que formam Veneza.
Os venezianos desde cedo desenvolveram sua vocação marítima, tornando a Veneza uma grande e próspera potência comercial e militar, muito beneficiada pelas Cruzadas e pela facilidade de acesso ao Oriente, decorrente da própria localização de Veneza.
Durante o renascimento, floresceu uma comunidade judaica cosmopolita, das mais importantes da Europa. Apesar de entre Veneza e os judeus as relações sempre terem sido marcadas por relativa tolerância, foi lá que surgiu o primeiro gueto.
Por isso, penso que toda viaje tem duas importantes finalidades: o turismo é claro, mas é imprescindível adquirir a cultura daquele lugar, assim, explica-se “POEMAS E CONFLITOS”.Poemas, porque é uma cidade romântica, porém por sua diferença arquitetônica, nos leva ao conflito, quando temos que deixá-la.O que é muito triste.